top of page

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO MATO GROSSO TOMA CIÊNCIA DO PROJETO “LIXO ZERO SOCIAL 10”

Atualizado: 30 de out. de 2019


Mauren Lazzaretti, Secretária de Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso – SEMA/MT, toma ciência da implantação do Sistema INER de Resíduos Sólidos e do Projeto “Lixo Zero Social 10” em todos os municípios do Estado.

A ciência fora tomada através do Oficio nº 134/GAB/SEMA-MT/2019 datado de 14 de janeiro de 2019, tendo como origem o oficio nº 113/19 GP – CESB – Confederação do Elo Social Brasil

A secretaria muito zelosa tomou o cuidado de notificar o órgão aprovador sobre a implantação do projeto e temos absoluta certeza que estaremos cumprindo no momento certo de pedir a aprovação todas as exigências que se fizerem necessárias.

Veja os ofícios na integra acessando o link a seguir:

A ciência a secretaria foi dada logo no primeiro dia útil do após ter a mesma tomado posse, através da força tarefa https://www.elosocial.org.br/post/diretora-social-nacional-cria-for%C3%A7a-tarefa o que fora determinado pela Diretora Social Nacional do Elo Social Senhora Cida Gracietti.

No do Mato Grosso como em todos os Estados do Brasil o Elo Social já possui seu quadro de diretores estaduais, seccionais e regionais, treinados e empossados conforme se pode constatar pelo link a seguir https://www.elosocialmt.org/copia-historia-1

Na verdade, a responsabilidade para com a destinação do lixo cabe as prefeituras o que deve ser feito através da fiscalização do estado, porem Lixo é dinheiro, emprego, saúde e responsabilidade social e em tudo isto o Estado está na obrigação constitucional de zelas.

Uma das coisas mais importantes do Programa “Lixo Zero Social 10”, atem-se ao fato de que para sua implantação não faz uso de nenhuma verba pública e ainda além de gerar emprego que é a maior obra social do mundo, acabar com a escravidão dos catadores, tem gera o equivalente a 25% de energia elétrica limpa para o estado.

Continuamos no aguardo do agendamento da audiência com o excelentíssimo senhor governador para melhor explanarmos o nosso projeto e certamente ter o seu apoio em sua implantação.

Lembrando também que as demais autoridades de mesma forma que o Governador também foram cientificadas o que nos deixa bastante à vontade para prosseguirmos em nossa implantação que no momento está se realizando através dos cursos vivenciais nas escolas e para os catadores de lixo, melhorando assim o conhecimento dos mesmos e melhor preparando-os para os desafios da nova profissão que pretendemos forma-los que é a de tapeceiro, restaurador de móveis e decorados. https://www.socialdocidadao.org.br/objetivos-e-justificativas

Para que tudo dê certo necessário se faz o trabalho desenvolvido pela COOPERINER, www.cooperiner.org.br/pa que já iniciou, através dos cadastros que devem estar sendo feito pelas prefeituras dos catadores de lixo.

Aqueles que não forem aprovados no curso de tapeçaria, restauração de móveis e decoração, serão automaticamente encaminhados para as usinas do Sistema INER de resíduos sólidos para exercerem a função de selecionadores de riquezas como funcionários registrados em regime de CLT www.grupoiner.com.br

22 visualizações0 comentário
bottom of page