top of page

Prefeito diz que lixão de Chapada dos Guimarães é dominado pelo Comando Vermelho


O prefeito de Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá) declarou nesta quarta-feira (26) que o crime organizado "tem controlado" a coleta de lixo no município e também em outras cidades de Mato Grosso.

A declaração foi dada durante evento no (Tribunal de Contas do Estado (TCE) para discutir o novo marco do saneamento e a destinação adequada dos resíduos sólidos na região do Vale do Rio Cuiabá.

"Estamos tendo sérios problemas de conflitos entre a cooperativa de coleta de recicláveis e as pessoas que buscam lixão com presença de facções", disse.

"Em todos os lixões de Mato Grosso tem presença de facções, do Comando Vermelho, porque a coleta paralela gera R$ 500 por dia. Em 30 dias coletados são R$ 15 mil. É uma realidade que existe em todo o Brasil. Ameaçam coletor de recicláveis, colocam fogo nos lixões para as latas de alumínio aparecerem e eles coletarem com facilidade", completou.

Em recente entrevista à imprensa, o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Mendes, declarou que o crime organizado passou a atuar também na compra e exploração ilegal de propriedades rurais.

O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) também tem sinalizado que as facções criminosas têm marcado presença em atividades extrativistas ilegais tais como garimpo, grilagem de terras e o comércio clandestino de madeira.






17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page